• Foto do escritorDIOCESE EUNÁPOLIS

O que é o Sínodo?

Iniciando a “Série sobre o Sínodo 2021 – 2023”, convocado pelo Papa Francisco, a Diocese de Eunápolis, através de sua Comissão para o Sínodo e a Pastoral da Comunicação Diocesana, divulga as atividades deste Sínodo, através de todos os meios de comunicação da Diocese, a fim de que todos comecem a compreender melhor o que vem a ser esse momento importante da Igreja e possam contribuir com sua participação ativa.

Que este tempo novo, seja a oportunidade para a escuta, a participação, a partilha da vivência e a construção de uma Igreja sinodal, cada vez mais viva, profética e missionária, como instrui o Papa Francisco e como pede o próprio Cristo. Hoje apresentaremos pontos importantes sobre o Sínodo.

Como surgiu os Sínodos? A História da Igreja testemunha que o Sínodo dos Bispos foi instituído por São Paulo VI em 15 de setembro de 1965, por meio do Motu Proprio Apostolica Sollicitudo. Sua criação se deu no contexto do Concílio Vaticano II, que com a Constituição Dogmática Lumen Gentium (21 de novembro de 1964).

A palavra Sínodo - Um bom ponto de partida é a etimologia da palavra, composta das palavras gregas “Syn” – “Com” – e “Hodos” – “Caminho” –. Sínodo significa, então, “caminho com”, ou “caminho juntos”. “Sínodo” é uma palavra antiga, cujo significado recorda os conteúdos mais profundos da Revelação. […] Indica o caminho que os membros do Povo de Deus percorrem juntos. Remete, portanto, para o Senhor Jesus que se apresenta a si mesmo como “o caminho, a verdade e a vida”, e para o fato de os cristãos, seguindo Jesus, serem chamados nas origens “os discípulos do caminho”.