
Seminário Diocesano São João Paulo II
BRASÃO

No Brasão do Seminário Propedêutico São João Paulo II da Diocese de Eunápolis-BA, Costa do Descobrimento do Brasil, figuram três elementos da Heráldica Eclesiástica: a Cruz (chamada cruz hastil), o escudo e o listel (faixa que circunda o Brasão). Por causa da Padroeira Diocesana figura ainda, um quarto elemento: uma coroa real imperando sobre o brasão e abaixo da cruz.
A CRUZ HASTIL: Lembra a Cruz processional que precede as procissões da Igreja. O seguimento de Nosso Senhor Jesus Cristo é que direciona e guia a Paróquia. Feita em jalde (ouro), quer simbolizar a realeza e o poder de Cristo.
A COROA: De jalde (ouro) cravejada de pedras em goles (vermelho), imperando no brasão como timbre simboliza a coroa de Nossa Senhora Auxiliadora. Maria é Rainha por causa da realeza de seu Filho Jesus Cristo Rei do Universo e dos corações dos homens.
ESCUDO: Em formato oval e emoldurado por uma cartela recortada de jalde (ouro), o escudo é dimidiado pelos brasões da Diocese e do Santo Padroeiro. À destra surge um campo de goles (vermelho) carregado em chefe de uma estrela de argento (prata) com seis raios simbolizando Maria a “Stella Matutina” – Estrela da Nova Evangelização. Esta é acompanhada de duas cruzes dispostas em faixa e uma cruz situada no centro de um mantel de blau (azul) perfilado de prata. Consoante o Título Marial, as cruzes aludem aos cristãos que têm o Auxílio de Nossa Senhora, tanto na vida espiritual como na vida temporal, inquestionável para a Salvação das suas almas.
Por isso, as cruzes estão sobre as duas cores e são trinas em alusão à Santíssima Trindade. Aludem também, as três caravelas do descobrimento do Brasil: Santa Maria, Pinta e Nina, trazendo os primeiros Evangelizadores. À sinistra, há um campo de blau (azul), com uma cruz latina de jalde (ouro) partida ao centro, acompanhada de uma letra M do mesmo, no cantão sinistro da ponta. O campo de blau representa o firmamento celeste e ainda o manto de Nossa Senhora. A cruz de jalde (ouro) é o instrumento da salvação de todos os homens e representa Jesus Cristo. A letra M em jalde (ouro) representa a Virgem Maria, que é a principal intercessora do gênero humano, e esteve todo o tempo junto à cruz de seu Filho (João 19, 25-27).
O LISTEL: Em argento (branco), perfilado de jalde (ouro) e circulando todo o escudo, traz em sable (preto) a identificação literal do Seminário e da Diocese.
Seminaristas Diocesanos:
Reitor

Pe. Ramon Lima do Nascimento
Nasc. 12/11/1992
Ord. 24/03/2021
NOS ESTUDOS PROPEDÊUTICOS

Rafael Pereira de Oliveira
Nasc.
1º Ano Propedêutico

Maycon Luan Santos Pereira
Nasc.
1º Ano Propedêutico

Alex Victor Barreto dos Santos
Nasc.
1º Ano Propedêutico
NOS ESTUDOS ACADÊMICOS:

Pedro Henrique Pereira Paulo dos Santos
Nasc. 09/02/2003
1º Ano de Filosofia

José Luiz Alencar Gomes
Nasc. 18/01/1994
3° ano de Teologia

Henrique Pires da Motta
Nasc. 03/01/1996
4° ano de Teologia