LOGO DIOCESANA - MONOCROMÁTICA AMARELA 2.png

Pastoral da Comunicação  Diocesana - PASCOM

O que é  a Pastoral da comunicação ou simplesmente Pascom?

O Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil nos apresenta que a “Pascom estrutura-se a partir dos documentos da Igreja, dos estudos e pesquisas na área da comunicação e das práticas comunicativas vividas e experiências pelas comunidades e grupos, convertendo-se em um eixo transversal de todas as pastorais da Igreja. Para que a comunicação encontre espaços para anunciar a todos a Boa Nova de Jesus Cristo, é necessário que a Pascom ocupe um lugar específico de atuação na vida eclesial, que lhe permita irradiar as ações próprias do campo da comunicação com sentido pastoral. A expressão “Pastoral da Comunicação” nasce da junção de duas realidades que interagem reciprocamente: comunicação e pastoral. O universo da comunicação abrange as distintas dimensões da realidade humana, enquanto o universo da pastoral envolve a dimensão sócio eclesial, relacionada aos diferentes ambientes da Igreja em sua missão de evangelizar.” (Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, n. 244)

diretorio_de_comunicacao_da_igreja_no_brasil_documentos_da_cnbb_99_791_1_89f818b753e657b70

As ações comunicativas da Pascom ganham sentido na medida em que colaboram com a ação evangelizadora da Igreja, pois “a evangelização, anúncio do Reino, é comunicação”. Contudo, não se pode reduzir essa pastoral aos meios de comunicação, pois ela é um elemento articulador da vida e das relações comunitárias. Ela favorece o cultivo do ser humano enquanto pessoa que comunica valores, vivenciados a partir da Palavra de Deus e da Eucaristia, pois o anúncio sempre deve ser acompanhado pelo testemunho: “O que ouvimos, o que vimos com nossos olhos, o que contemplamos, e o que nossas mãos apalparam do Verbo da vida (…) vo-lo anunciamos para que estejais em comunhão conosco”. (Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, n. 247)

Compreendendo a Pascom em sua abrangência, o Diretório (n. 248) traz algumas características se destacam: 1) colocar-se a serviço de todas as pastorais para dinamizar suas ações comunicativas; 2) promover o diálogo e a comunhão das diversas pastorais; 3) capacitar os agentes de todas as pastorais na área da comunicação, especialmente a catequese e a liturgia; 4) favorecer o diálogo entre a Igreja e os meios de comunicação; 5) envolver os profissionais e pesquisadores da comunicação nas reflexões da Igreja e 6) desenvolver as áreas da comunicação, como a imprensa, a publicidade e as relações públicas.

A Pastoral da Comunicação está organizada em milhares de comunidades, paróquias e na maioria das dioceses do Brasil.

Pascom na Diocese de Eunápolis - Coordenação Diocesana:

As atividades da comunicação na Diocese operam segundo a lógica de funcionamento da coordenação nacional e regional, com base no diálogo, na colaboração e na participação mútua de experiências. Têm em sua estrutura o Bispo Diocesano, Dom José Edson Santana Oliveira como referencial da comunicação, o Assessor diocesano para Comunicação, Padre Diego Oliveira Reis e dois casais  coordenadores diocesanos.

Pe. Diego Oliveira Reis

Bispo Referencial  da Comunicação

Assessor Eclesiástico para Comunicação

Dom José Edson.png

Dom José Edson Santana  Oliveira

Studio_005.JPG

Equipe de Coordenação Diocesana

LUCIANA E NUNES - PASCOM.png

Luciana e Nunes
Paróquia Sta. Rita de Cássia Eunápolis

MARILEIDE E JÚNIOR - PASCOM.png

Junior e Marileide
Paróquia São Sebastião
Porto Seguro

Destacam-se como principais competências dessa pastoral a coordenação, a formação dos agentes de pastoral, a articulação em todos os âmbitos, a produção de conteúdos e a vivência da espiritualidade do comunicador. A Pastoral da Comunicação também administra as redes sociais da Diocese (facebook, Instagram e Youtube), bem como, o site da Diocese de Eunápolis.

A Pascom Diocesana também mantém um site voltado à conteúdos de formação e interesse dos comunicadores diocesanos. Lá é possível ter acessos aos documentos norteadores para implantação e manutenção da pastoral da comunicação.

Guia-implantacao-Pascom.jpg
Screenshot_30.png

clique na imagem e visite o site da Pascom Diocesana

Siga nossas redes sociais da Pascom