top of page

Plano Pastoral Diocesano

Design_sem_nome__18_-removebg-preview.png

O Plano de Evangelização da Diocese de Eunápolis é uma forma de concretizar uma proposta programática para o processo de evangelização, respondendo concretamente ao que o Papa Francisco propôs na Evangelii Gaudium: “Espero que todas as comunidades se esforcem por usar os meios necessários para avançar no caminho duma conversão pastoral e missionária, que não pode deixar as coisas como estão. Neste momento, não nos serve uma ‘simples administração’. Constituamo-nos em ‘estado permanente de missão’ em todas as regiões da Terra” (EG 25).

A missão primeira da Igreja é evangelizar, levar a Boa Nova do Evangelho a todos os corações de boa vontade. Jesus Cristo sempre será a resposta ao homem velho, que vive sem verdadeira alegria e esperança, se não encontrar e fizer a experiência de Jesus Cristo e da vida em comunidade.

 

A voz do tempo nos mostra a realidade de nossa Diocese, com suas alegrias, realizações e desafios na Nova Evangelização, como nos propõe a Igreja, sempre iluminados pela voz e luz de Deus. Uma das alegrias e esperanças é nosso Plano Diocesano de Pastoral para os próximos 4 anos, elaborado na XXIII Assembleia Diocesana de Pastorais.

Não é completo, nem perfeito. Todo ele foi iluminado pelas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019 – 2023, com os outros documentos da Igreja e a realidade de nossa Diocese.

 

“Deus sabe trabalhar com instrumentos insuficientes” (Bento XVI) para o bem de sua Igreja. Cada filho e filha de Deus que se considera participante da Igreja, não pode ignorar ou não levá-lo em conta nos planejamentos pastorais, movimentos, grupos, enfim, em toda a vida da Igreja.

 

Que Nossa Senhora e São José, que tiveram a alegria de verem o menino Jesus crescer em estatura, sabedoria e graça, intercedam por toda a Diocese de Eunápolis.

 

Dom José Edson Santana Oliveira

Bispo da Diocese de Eunápolis, BA

16 de novembro de 2019

clique no ícone e faça o Download

bottom of page