SAV realizou bate-papo vocacional

“E todo aquele que deixar casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou terras por amor de mim, receberá cem vezes mais e terá como herança a vida eterna. ” (Mt 19,29)

Por Pascom Diocesana - O Serviço de Animação Vocacional realizou no último dia 10/03, na plataforma Meet um bate-papo vocacional. Houve uma boa participação entre os jovens de diversas paróquias das cidades que compõem a Diocese de Eunápolis.

O Pe. José Almeida, coordenador do SAV – Serviço de Animação Vocacional acolheu fraternalmente todos os participantes que iam se conectando à transmissão e explicou o que é o SAV, seus integrantes, nas pessoas do Pe. Danilo Maciel, do Pe. Ramon Lima e Irmã Madriana Alves – também presentes - e o trabalho que é desenvolvido com as vocações, sejam elas: O sacerdócio, a vida religiosa, o matrimônio e etc. Falou também sobre como surgiu a ideia do SAV para a realização deste Bate-papo vocacional.

O Pe. Ramon Lima, Reitor do Seminário Propedêutico Diocesano São João Paulo II, também acolheu e deu as boas-vindas a todos e explicou o que é o seminário e suas dimensões. Falou também sobre a rotina dos Seminaristas que ingressaram recentemente e já estão em formação propedêutica. São eles: o Seminarista Pedro Santos e o Seminarista Karlindo Junior, que também deram seu testemunho posteriormente.

O Pe. Danilo Maciel, em sua fala também relatou como foi seu chamado pessoal e a importância do apoio da família. Em seu testemunho, relatou que também passou por dificuldades na aceitação da sua família no início e concluiu dizendo: “quando é um chamado de Deus, é difícil resistir”.

Na ocasião também, a irmã Salete Ramos, da Congregação das Franciscanas Angelinas, deu seu testemunho sobre o seu chamado: “Quando eu senti o chamado, eu queria fugir e fiquei inquieta. E Eu falei ao Senhor: Se for mesmo o Senhor que está me chamando, me manda uma resposta. Foi então que em uma missa dominical, o Evangelho era “quem ama mais o seu pai, sua mãe e seu irmão mais do que a mim, não é digno de mim”. Quando eu ouvi esta Palavra, eu comecei a chorar e disse Sim ao Senhor”, concluiu.

A Irmã Madriana Alves, da Congregação das Servas do Sagrado Coração de Santa Caterina Volpicelli, iniciou falando sobre os Carismas de sua congregação: “Nossa congregação é contemplativa e missionária. Primeiro ela parte da Eucaristia, para depois encarnar essa Eucaristia nas diversas realidades. Estamos à disposição de toda as paróquias”

O Casal Junior e Marileide também foi convidado a falar sobre a vocação do Matrimônio, onde falaram da importância da promessa de Deus para nós. Com 14 anos de matrimônio e duas filhas, falaram sobre as suas caminhadas individuais na igreja e concluíram: “ Deus sempre coloca as pessoas certas no nosso caminho e no momento certo, nos colocou um no caminho do outro”.

Após as considerações finais, o Pe. Ramon Lima deu a benção final, encerrando assim, esse primeiro bate-papo vocacional realizado pelo SAV – Serviço de Animação Vocacional da Diocese de Eunápolis.

Oremos a nossa Padroeira, Nossa Senhora Auxiliadora que interceda a seu filho Jesus Cristo por todas a vocações em nossa Diocese, sejam elas quais forem (sacerdotal, religiosa, leiga, matrimonial), para que cada vez mais a igreja de Deus esteja unida e firme na missão que nos foi confiada como batizados.