Reunião Trimestral do Conselho Pastoral Diocesano

Por Pascom Diocesana - Cumprindo o Planejamento Diocesano, aconteceu no último sábado, 26 de março de 2022, a reunião do Conselho Pastoral Diocesano (CPD), da Diocese de Eunápolis.

A reunião realizada no Salão da Paróquia / Catedral Nossa Senhora Auxiliadora, na Forania Centro, foi dirigida pelo Padre Adelicio Lopes Santos, Coordenador Diocesano de Pastoral e contou com a participação dos Coordenadores de Pastorais, Movimentos, Serviços: COMIDI, Apostolado da Oração, Movimento da Divina Misericórdia, Pastoral Familiar, Pastoral da Catequese, Renovação Carismática Católica, Pastoral da Criança, Pastoral da Comunicação, Terço dos Homens, Legião de Maria, Padres e Religiosas.

Após a leitura da Palavra de Deus, em Gálatas 6, 7-10, o Padre Adelicio iniciou a reunião falando que estamos no tempo da Quaresma e também na preparação para o Sínodo bem como diante da convocação do Papa Francisco sobre a Guerra que estamos presenciando entre Rússia e Ucrânia e em seguida foi lida a Mensagem do Papa Francisco sobre a Quaresma 2022, quando em sua reflexão ele disse que a mensagem do Papa é para nos situarmos dentro desse tempo de renovação da nossa caminhada de fé rumo à Pascoa e nos inspira para que façamos a reflexão em nossas pastorais, nos momentos de espiritualidade.

Padre Adelicio fez ainda recordação da última Assembleia Diocesana de Pastoral, dizendo que existe um planejamento, um calendário de atividades, de acordo com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, e que este conselho se reúne a cada três meses, sobretudo para estudar, avaliar e rever a caminhada na diocese.

Jacilene Silva de Oliveira, fez a apresentação do Agir da CF 2022 e da Proposta do Gesto Concreto na Diocese, com a implantação da Pastoral da Educação. Ela apresentou um pouco da realidade da educação de forma geral, mas também em relação à pandemia; o Pacto Educativo Global, apresentado pelo Papa Francisco, que entre outras coisas, sugere uma educação mais aberta e inclusiva. Já o gesto concreto de criação da Pastoral da Educação, gerou reflexão e surgiram opiniões e sugestões, tais como: promover encontros de professores em cada paróquia e forania; montar comissão de professores em cada forania; realizar seminário diocesano, mas antes de tudo, tornar mais conhecida a Campanha da Fraternidade.

Sobre o Processo de Escuta do Sínodo dos Bispos, alguns representantes paroquiais apresentaram a realidade na execução dos trabalhos em suas paróquias entre avanços, realizações e dificuldades. Os coordenadores diocesanos presentes na reunião também se manifestaram a respeito das ações realizadas por vossas pastorais, movimentos e serviços, com seus sucessos, desafios e perspectivas.

Padre Wallace, fez uma fala sobre da importância de se ter representatividade pastoral em cada forania, para fazer acontecer a pastoral de conjunto, com a realização das reuniões com os coordenadores forâneos e pediu que se apresente o nome dos representantes de cada pastoral nas foranias.

Padre Adelicio falou ainda da proposta da Comissão Diocesana de Pastorais, com o objetivo de acompanhar os trabalhos desenvolvidos pelas pastorais, movimentos e serviços e que todos devem estar atentos ao calendário diocesano e o planejamento.

Lembrou também da Semana Santa, da Coleta da Campanha da Fraternidade 2022, que acontecerá no Domingo de Ramos em cada Paróquia e da próxima reunião desse Conselho, prevista para o dia 18 de junho, finalizando assim esta reunião do Conselho Pastoral Diocesano.

Que Nossa Senhora Auxiliadora, Padroeira da Diocese de Eunápolis, seja sempre esse auxílio necessário, intercedendo a Jesus, para que as ações evangelizadoras dessa Igreja Particular, sempre aconteçam como planejado.