top of page
  • Foto do escritorPascom Diocese de Eunápolis -BA

Mensagem emitida por Dom José Edson pela ocasião do 27º Aniversário de Ordenação Episcopal



"Dominus Tecum!


Hoje, elevo a Deus minha prece de gratidão, pedido de perdão e súplica.


Gratidão pelos 27 anos que hoje completo de minha ordenação episcopal e por tudo que, apesar de todas as minhas limitações humanas, espirituais, psicoafetivas e intelectuais, pude contribuir com a sociedade, a Igreja, algumas famílias e pessoas em particular.


Perdão por inúmeras falhas, erros e incapacidade de tomar as melhores decisões e encaminhamentos que certas situações exigiam, e por nem sempre, apesar da vontade de acertar, conseguir ter dado cem por cento de mim.


Súplica para que possa continuar fiel no exercício deste Ministério que Jesus Cristo, por meio de sua Igreja, confia a pessoas tão frágeis e vulneráveis como eu.


Quando fui ordenado Padre, escolhi como meu lema de vida e Ministério Presbiteral: “Sei em quem depositei minha confiança” - 2 Tm 2,12. Ao ouvir o chamado de Deus, mesmo me reconhecendo pecador e impuro, mas confiando na promessa divina de que ninguém é digno por si mesmo e que é Deus quem, por sua graça, purifica, dignifica e capacita aqueles a quem Ele quer, escolhe, unge e envia, dei o meu "SIM".


Permaneci nesse Ministério de 18 de janeiro de 1979 até 12 de junho de 1996, quando fui chamado para assumir o Ministério Episcopal, o que foi confirmado pela ordenação episcopal em 08 de Setembro de 1996, ao receber a imposição das mãos de Dom Itamar Vian, Dom Silvério Albuquerque, Dom Mário Zanetta e mais 29 bispos presentes, os quais pela imposição das mãos, dos Santos Evangelhos, Oração Consecratória e o derramamento do Santo Óleo do Crisma sobre minha cabeça, conferiram a mim, em nome da Igreja, o terceiro grau do Sacramento da Ordem, o Episcopado.


Ao assumir este novo SERVIÇO na Igreja, escolhi um novo lema de vida e ministério. Sabendo dos desafios que o Ministério Episcopal exigiria de mim, e que o desempenho desse novo SERVIÇO estaria acima de minhas condições humanas, mesmo tendo escolhido um novo lema, não quis abrir mão do meu lema anterior de presbítero, pois é um lema MISSIONÁRIO, carregado de sentido para minha vida espiritual. O missionário não pertence a si mesmo, nem a sua própria vontade, mas antes deve estar disponível para servir ao Povo de Deus, por meio da Igreja, onde Deus ENVIAR. Sendo assim, tomei consciência de que, enquanto bispo, deveria me inspirar em Jesus Cristo, o Servo, o Bom Pastor. Por isso, adotei: “Dominus Tecum! - O Senhor é Contigo”.


Estou ciente de que o Senhor não chama os já capacitados, mas capacita os escolhidos. Sei que só serei capaz revestido de uma certeza perene: “Dominus Tecum” - O Senhor está sempre comigo. Ele nunca me abandonou. E, ao assumir o Ministério Episcopal, como Pastor de uma porção do Rebanho do Senhor, eu tinha claro diante de mim que SEMPRE DEVERIA ESTAR MISTURADO ENTRE O REBANHO, e que deveria buscar aquelas ovelhas afastadas, aquelas que estivessem fora do aprisco. Assim, se compreende que o bispo, não pode ser um homem de pompas, ostentação, vaidades, que busca vantagens e nem honrarias. O bispo deve ser PASTOR, deve ter o cheiro das ovelhas, e enfim, ser muito mais PASTOR do que qualquer outro adjetivo, como mestre, doutor, autoridade.


Nesses 27 anos, a Igreja pediu que estivesse à SERVIÇO da nascente Diocese de Eunápolis, Costa do Descobrimento, onde permaneço com alegria e disposição até hoje, e enquanto Deus e sua Igreja assim quiserem e solicitarem meus serviços.


Agradeço a Deus e a todos que somaram forças comigo no exercício desse Ministério, sem mencionar nomes ou instituições para não cometer injustiças e nem privilegiar ninguém. Peço a todos que continuem rezando diariamente por mim, para que eu seja sempre fiel à confiança que Deus e a Igreja depositam em minha pessoa. Tenho presente em minha vida diversas pessoas que asseguram sua oração diária por mim, e por meu Ministério. Se, com todas essas preces, ainda sou tão falho, limitado e imagino o que seria sem elas.


Deus abençoe a cada pessoa e a cada Comunidade que caminha comigo e que permite que eu caminhe com elas.


Ao Altíssimo, Onipotente e Bom Senhor, Teus são o Louvor, a Glória e a Honra. E toda a bênção.


Eunápolis, 8 de setembro de 2023,


DOM JOSÉ EDSON SANTANA OLIVEIRA

Bispo Diocesano de Eunápolis

Costa do Descobrimento


mensagem de Dom Edson - 08-09-2023
.pdf
Download PDF • 145KB

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page