top of page
  • Foto do escritorPascom Diocese de Eunápolis -BA

Mês dedicado as Missões: Campanha Missionária 2023


Imagem: pom.org.br


Com o tema acima, inspirado na passagem bíblica dos discípulos de Emaús, no dia 01 de outubro a igreja iniciou o mês das missões e a Campanha Missionária 2023. Permanecendo em sintonia com o 3º Ano Vocacional ainda celebrado pela igreja até dia 26 de novembro, Solenidade de Cristo Rei a campanha desse ano adotou o lema: “Corações ardentes, pés a caminho”, escolhido pelo Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões, que focaliza a atenção sobre o encontro com Jesus Ressuscitado como a motivação central do ser e agir missionários.

.

A Campanha Missionária deste ano tem como objetivo por em evidência que cada Igreja local tem o dever de evangelizar toda pessoa e todos os povos até os confins da terra. Busca despertar nos cristãos que ao escutar a palavra de Jesus, sintam o desejo e se coloquem em missão, com disposição pra se envolver com sua comunidade e anunciar o Cristo Ressuscitado. Na sua mensagem para este mês missionário o santo Padre disse: “Não é possível encontrar verdadeiramente Jesus Ressuscitado sem ser inflamado pelo desejo de contar a todos. Por isso, o primeiro e principal recurso para a missão são aqueles que reconheceram o Cristo ressuscitado nas Escrituras e na Eucaristia, e que trazem o Seu fogo no coração e a Sua luz no olhar.”

.

Ao dedicar este mês para falar sobre missão, a igreja vem nos lembrar que todos os batizados tem o dever de ser missionário da fé que recebeu no batismo, sendo missionário pela ação ou pela oração. Sendo missionário pela oração o cristão está seguindo o exemplo de Santa Terezinha, que nunca saiu da clausura do convento, no entanto é padroeira das missões pois dedicou sua vida a rezar por todos que estavam pelo mundo levando o evangelho de Jesus.

.

Segundo o Pe. José Carlos Parmagnani, Coordenador do COMIDI - Conselho Missionário Diocesano, "em nossa Diocese de Eunápolis as paróquias ficaram livres para dentro do mês fazer as novenas nas datas que melhor se adequarem aos vossos calendários. Após 03 anos refletindo sobre a natureza missionária da igreja e sobre ser missão o tema deste ano nos ajuda a aprofundar a relação entre a igreja local e missões adjentes. Enquanto o lema nos faz permanecer em sintonia com o ano vocacional que a Igreja no Brasil está celebrando". "Este ano também acontecerá o 5º Congresso Nacional Missionário em Manaus-AM nos dias 10 a 15 novembro, no qual participarei representando nossa Diocese de Eunápolis. O mesmo já terá como horizonte o 6º Congresso Americano Missionário que será realizado em Puerto Rico em 2024."

.

Para facilitar os trabalhos nas comunidades, as Pontifícias Obras Missionárias disponibilizam diversos materiais para serem baixados como: cartaz; novena; cards para redes sociais; mensagem do papa; hino da campanha, através do seu site no endereço: https://pom.org.br/campanhamissionaria/cm2023/materiais/.


Que a igreja inteira se inspire nas palavras de Santa Terezinha e ponha em prática sua missão: “No coração da igreja, serei o amor.”



 

fonte: pom.org.br/campanhamissionaria/cm2023

Comentários

Não foi possível carregar comentários
Parece que houve um problema técnico. Tente reconectar ou atualizar a página.
bottom of page