Catequista da Diocese de Eunápolis é instituído ministro em Santa Missa em Aparecida

Pela primeira vez, catequistas são instituídos ministros em Santa Missa no Brasil. Neste sábado (13) a Igreja no Brasil viveu uma ocasião histórica, dezenove catequistas de diversas regiões receberam, pela primeira vez em solo brasileiro, o Ministério de Catequista.

O Rito de Instituição ocorreu na Santa Missa de abertura com Laudes, do 4º dia da 61ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, às 7h, No Altar Central do Santuário Nacional. A celebração eucarística foi presidida pelo arcebispo de Santa Maria e presidente da Comissão Episcopal Bíblico-Catequética da CNBB, Dom Leomar Brustolin.

Entre os 19 novos ministros da catequese estar: Flavio Souza dos Santos, 43 anos, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Itabela), na Diocese de Eunápolis (BA), catequista há 25 anos.

" Estou vivendo uma mistura de emoções inexplicáveis, pois através deste ofício, a Igreja define o valor do catequista como uma pessoa muito importante na vida da Igreja e, de fato, reconhece e encoraja o compromisso dos leigos com a edificação da evangelização. Este ministério envolve não apenas a transmissão de conhecimento sobre a doutrina católica, mas também o cultivo de uma relação pessoal e espiritual com Deus. Receber o ministério de catequista é uma alegria e uma oportunidade de servir à comunidade, compartilhando o amor de Deus e ajudando outros a crescerem em sua fé. Agradeço a Deus e a meu bispo Dom José Edson por me conceder tamanha dádiva através de sua autorização e carinho. Alegria ainda maior que esta celebração tenha sido na Casa de "Nossa Mainha"... Nossa Senhora Aparecida", disse Flavio.

Dom Brustolin, ao concluir, mencionou sua gratidão a todos os catequistas: “Muito obrigado! Recebam todos o nosso reconhecimento, o que seria da nossa igreja sem a vossa missão. Continuem incansáveis! Vocês têm um dom, vocês não se cansam, apesar do tempo frio, da escuridão e do vento que às vezes sopra. Continuem dizendo como Maria, como Nossa Senhora, Sim ao Pai… Nesta Casa da Mãe aparecida, revigore toda a sua vida e sua vocação…”, concluiu.

Com informações e fotos de A12.com