Pastoral da Comunicação Diocesana envia carta aberta por ocasião do 58º DMCS

A Pastoral da Comunicação Diocesana emitiu no último dia 01 de maio, uma Carta aberta direcionada a todos os Padres, Coordenadores, vice coordenadores, equipes e Ministérios de Comunicação da Diocese de Eunápolis por ocasião do 58º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que este ano tem como tema: " Inteligência Artificial e sabedoria do Coração - Por uma Comunicação plenamente Humana", que será comemorado no próximo dia 12 de maio - Dia da Ascenção do Senhor.

Na Carta, a coordenação Diocesana vem motivar as Pascom's Paroquiais a celebrar esta data tão importante para Igreja. "... E para haver unidade em toda a Igreja, sugerimos que esse momento seja celebrado em uma das liturgias dominicais do mesmo dia, usando de toda a criatividade possível, com mensagens, procissões, ofertório, testemunhos, depoimentos, reenvio da equipe da Pascom, onde já tenha sido implantada e apresentando também os novos membros, entre outras ações, de acordo com a realidade paroquial. Mesmo onde não exista a Pascom ou outras atividades de comunicação, é importante celebrar esse dia especial, pois a missão de toda a Igreja é comunicar."

Em outro trecho da carta, a Pascom trás uma fala do Papa Francisco para este momento: “Neste tempo que corre o risco de ser rico em técnica e pobre em humanidade, a nossa reflexão só pode partir do coração humano. Somente dotandonos dum olhar espiritual, apenas recuperando uma sabedoria do coração é que poderemos ler e interpretar a novidade do nosso tempo e descobrir o caminho para uma comunicação plenamente humana. Somos chamados a crescer juntos, em humanidade e como humanidade. O desafio que temos diante de nós é realizar um salto de qualidade para estarmos à altura duma sociedade complexa, multiétnica, pluralista, multirreligiosa e multicultural. Cabe a nós questionar-nos sobre o progresso teórico e a utilização prática destes novos instrumentos de comunicação e conhecimento."

Leia a carta na íntegra:

carta pascom (58DMCS)
Fazer download de PDF • 204KB

baixe aqui os materiais e subsídios para melhor comemorar esta data tão importante para nossa igreja e para a comunicação.