Dom José Edson concelebrará Missa de Criação e Instalação do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano

Reprodução: Diocese de Teixeira de Freitas

Dom José Edson Santana Oliveira, Bispo Diocesano de Eunápolis, concelebrará no dia 09/12/2022 às 15h na Capela de Adoração, Praça dos Leões, Teixeira de Freitas - BA, a Santa Missa de Criação e Instalação do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Teixeira de Freitas. A celebração será presidida pelo Bispo Diocesano Dom Jailton de Oliveira Lino, Bispo Diocesano de Teixeira de Freitas e também concelebrada por Dom Carlos Alberto dos Santos , bispo da Diocese de Itabuna.

A criação do Tribunal Eclesiástico na cidade de Teixeira de Freitas tem como objetivo agilizar o julgamento dos processos de Direito canônico, pertencentes às dioceses de Itabuna, Eunápolis e Teixeira de Freitas, que antes eram encaminhados ao Tribunal de Salvador, e também, reduzir os custos do processo, seguindo a orientação do Papa Francisco no Motu Proprio “Mitis Iudex Dominus Iesus”. “O Papa deseja tornar a justiça eclesiástica mais acessível e quis que houvesse maior proximidade entre o juiz e as partes para que o processo se torne mais ágil e assim as barreiras que muitas vezes se davam por conta do distanciamento e da falta de acesso dos fiéis aos tribunais fossem superadas.

"Do alto ele convoca os céus e a terra para julgar seu povo:" (Sl 49,4)