Diocese de Eunápolis promove edicão Formação Permanente do Clero 2024

Sob a proteção de Nossa Senhora Auxiliadora e a condução do Pe. José Rafael Solano Durán, realizou-se de 19 a 22 de fevereiro de 2024 mais uma edição da formação permanente do clero da Diocese de Eunápolis. Este ano, o tema abordado foi a dimensão existencial e antropológica da teologia moral e da ética cristã no contexto clerical.

O Pe. Solano, facilitador da formação, docente e pesquisador da temática com vasto conhecimento na área, tratou de temas como suicídio, síndrome de Burnout, depressão, angústia existencial, carreirismo e histrionismo. Sacerdote da Arquidiocese de Londrina (PR), Pe. Solano possui mestrado e doutorado em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, além de um pós-doutorado em Teologia Moral e Familiar pelo Pontifício Instituto João Paulo II e pela Universidade Lateranense de Roma. Atuando como consultor da CNBB no setor de vida e família e como professor de Teologia Moral e Bioética na PUC-PR, Campus Londrina, e pároco da Paróquia Jesus Cristo Libertador, no Decanato Norte de Londrina, o facilitador abordou várias questões importantes para os desafios enfrentados pelo clero no século XXI.

O clero, motivado pelas dinâmicas propostas pelo facilitador, participou ativamente das problematizações apresentadas, identificando-se com os apontamentos feitos, fruto do aprofundado conhecimento de pesquisa do Padre Solano.

Texto e fotos: Pe. Valdemir Santos