• Foto do escritorDIOCESE EUNÁPOLIS

Carta aberta à juventude da Diocese de Eunápolis

“Ninguém te despreze por seres jovem. Ao contrário, torna-te modelo para os fiéis, no modo de falar e de viver, na caridade, na fé, na castidade.” (1Tm 4,12)

São João do Sul, 14 de janeiro de 2022

Reverendíssimos Padres e Diácono,

caros religiosos e religiosas,

estimados Jovens, alegria de Deus e minha,

Percebendo, como pastor, a grande necessidade e os desafios de suas ovelhas mais novas em toda a extensão diocesana, nosso Bispo Diocesano nomeou um representante, com a missão de ser a ponte entre o coração do legítimo pastor e o de suas ovelhas tão amadas.

Assumindo este encargo, recordo, especialmente aos jovens, as palavras de Santa Catarina de Sena: “Jovens, se fores aquilo que Deus quer, colocareis fogo no mundo”. Com isso, abre-se para nós uma estrada, um “novo Êxodo”, em que o próprio Deus deseja nos falar e recordar a nossa missão, nossa eleição. A cada passo dado iremos descobrindo o que Deus quer e, assim, seremos agentes da primavera do Espírito Santo onde estivermos. Não tenhamos medo! O Senhor está em nossa barquinha, Ele a conduz. Basta-nos, agora e sempre, amá-Lo, pois “o amor lança fora o temor” (1Jo 4,18). Sejamos jovens! A Igreja espera de nós, “apenas”, a nossa juventude corajosa, sedenta, curiosa, forte e profética! Na fecundidade da fidelidade à qual somos chamados, a

própria Igreja nos garante alcançar a meta da santidade como tantos que nos precederam e, hoje, já movem o céu a nosso favor.

Para que haja um melhor funcionamento em nossa realidade diocesana, precisamos entender que o Setor Juventude é um espaço de comunhão e participação para unir e articular todos os segmentos juvenis diocesanos em um trabalho CONJUNTO. A missão do nosso Setor, nesse sentido, é favorecer a integração e o diálogo, além de propor algumas diretrizes comuns para a evangelização, considerando as necessidades de cada realidade diocesana e as especificidades de cada segmento juvenil. Assim, podemos perceber mais claramente a presença dos jovens nas seguintes experiências de evangelização em nossa Diocese: Pastorais da Juventude, Movimentos Eclesiais, Novas Comunidades, Grupos de Jovens e Congregações Religiosas que trabalham com juventude.

O Setor Juventude da Diocese de Eunápolis, portanto, solicita aos reverendíssimos Padres e religiosos que, onde já existe expressão específica da Juventude, nos ponham em contato com as lideranças forâneas e paroquiais para um levantamento primário em vista de melhor articulação. Onde ainda não existe uma expressão específica da Juventude, pedimos a indicação de algum(a) jovem engajado(a) que possa, conosco, abrir este caminho. O contato poderá ser feito por Whatsapp – (73) 98124-3948 – para maior agilidade do processo.

Por fim, estimados Jovens, convocamos todos a, desde já, moverem o céu com as diversas expressões de fé e piedade em favor de nossa exigente missão. Sejamos quem somos, sem nenhum medo! Façamos disso nossa prece e nossa adoração! Lembremos do que nos ensina a pequena grande doutora da Igreja, Santa Terezinha: “Sou aquilo que Deus pensa de mim”. Basta que sejamos autênticos para que Deus nos ame e faça produzir nossos esforços ofertados na retidão dos filhos do Reino!

Que a Santíssima Virgem, Auxílio dos Cristãos, e São João Paulo II, potente intercessor da juventude do novo milênio, nos acompanhem, nos fortaleçam, nos socorram e nos mostrem que passos que devemos dar rumo à Pátria onde, todos, viveremos a juventude que não tem fim!

Em nome do Setor Juventude,

Pe. Danilo Felipe Maciel