• Diocese de Eunápolis

São José: o Sonho da vocação - Agosto mês das Vocações

Atualizado: Ago 13

“São José: o Sonho da vocação”


Por Pe. José Raimundo Almeida

Coordenador Diocesano do Serviço de

Animação Vocacional


A todos vocês que nos acompanham pelos meios de comunicação, e de uma forma bem especial, você que constantemente está atento aos sinais de Jesus Cristo, graça e paz da parte de Deus.


Neste ano dedicado a São José, o Papa Francisco escreveu uma mensagem intitulada: "São José o sonho da vocação", destacando sua vida e missão como modelo a ser imitado por todos aqueles que desejam fazer de suas vidas um dom a Deus.


Nesta mensagem o Sumo Pontífice relata três aspectos fundamentais da vida de São José que por assim dizer, devem nortear, direcionar a vida daquele que sente-se chamado por Deus a uma vocação específica e àqueles que com muita disponibilidade se abrem a graça de Deus, e desejam fazer uma experiência de Deus e com Deus.


O primeiro aspecto é o sonho: Os planos de São José foram alterados após os sonhos que ele teve (inspirados por Deus), que fez da sua existência um dom. É importante trazer presente que Ele, este grande santo, permitiu ser guiado pelos seus sonhos, porque o seu coração já estava orientado para Deus, ou seja, predisposto ao amado Jesus.


O segundo aspecto: É o da vocação ao serviço, que é tão presente na vida de São José, e que pode ser definido como: expressão concreta do dom de si mesmo, e que tornou-se para São José, regra da vida diária.


O terceiro e último aspecto atravessa a vida de São José, mas também de toda vocação cristã, definimos como: fidelidade, que brota da alegria de ser de Deus, estar com Deus e deixar ser conduzido por Ele, permitindo que o Eu dele, fale no interior do coração do homem, e desta forma una a Cristo, aquilo que necessita ser unido.


Em síntese, essa é a proposta deste novo tempo de vivência vocacional que somos convocados a refletir sobre Sonho - Vocação - Chamado - Fidelidade - Servir...


Jovem, venha participar conosco deste novo tempo, tempo de Deus, tempo de discernimento, de se lançar nos braços de Deus, e deixar com que Ele conduza a nossa história, a sua história.


Atenção: Nossos momentos vocacionais acontecerão nas quatro foranias da nossa Diocese, conforme as orientações no convite.

Deus te abençoe


14 visualizações0 comentário