top of page
  • Foto do escritorPascom Diocese de Eunápolis -BA

Pastoral Catequética promove encontros de Coordenadores Paroquiais


Com o tema: a arte de coordenar, a Animação Bíblico-catequética da diocese de Eunápolis promoveu, nos dias 25 e 27 de fevereiro e 04 e 05 de março 2023, nas quatro foranias da diocese de Eunápolis, o Encontro Diocesano de Coordenadores Paroquiais da Catequese. Estes encontros tiveram a pretensão de oferecer orientações aos coordenadores sobre a caminhada da catequese ao longo do ano que se inicia, bem como reforçar o vínculo de unidade da catequese em nossa diocese.

.

A assessoria esteve sob a responsabilidade do Padre Antônio Martins, Assessor da Catequese, o Jailson Carvalho, coordenador diocesano da Animação bíblico-catequética e com a colaboração da equipe de coordenação. Fizeram-se presentes representantes de 26 paróquias das 45 que a diocese possui.

.

O tema escolhido foi devido ao fato de que mais da metade dos coordenadores exercem seu serviço entre 1 e 2 anos, ou seja, durante o tempo de pandemia, muitas paróquias e comunidades passaram por mudanças na equipe de coordenação. Como vivemos um período de limitação de contato, esses novos coordenadores tiveram pouco tempo para trabalhar com seus catequistas.

.

Os encontros destacaram a importância deste ministério assumido na Igreja como uma vocação e não simplesmente como uma função qualquer. Além de ser um ministério que deve ser entendido como um serviço à comunidade e ao povo de Deus e que tem sua origem no mandato que Jesus comunicou aos seus discípulos: Ide, pois, fazei discípulos meus todos os povos (cf. Mt 28,19).

.

Foram apresentadas também as características e as qualidades das pessoas que assumem este ministério, apontadas no Diretório Nacional de Catequese e no Novo Diretório para a Catequese.

.

Fotos e texto: Pastoral Bíblico-Catequética da Diocese de Eunápolis




bottom of page