• Pascom

Missa Solene de Posse Canônica aconteceu no Seminário Propedêutico



Aconteceu na última sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022, a Missa Solene de Posse Canônica do novo Reitor do Seminário Propedêutico São João Paulo II, o Padre Ramon Lima do Nascimento. Nesta oportunidade, foram apresentados e acolhidos ao Seminário para início dos estudos, os jovens: Pedro Henrique Pereira Paulo dos Santos, que teve missa de envio, no dia 08/02, às 19h, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Rosa Neto e Karlindo Júnior Dias do Nascimento, com missa de envio no dia 09/02, às 19h, na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, ambas na cidade de Eunápolis-BA.


A Celebração, que foi transmitida ao vivo pelos canais digitais da Diocese e ocorreu no espaço do próprio Seminário que fica situado no Bairro Alecrim I, tendo sido presidida por Dom José Edson Santana Oliveira, Bispo da Diocese de Eunápolis, contando com grande participação do Clero Diocesano, Religiosos, Religiosas e muitos fiéis das Paróquias vizinhas, bem como da Quase Paróquia Menino Jesus, que fica na mesma área do Seminário.


O Padre Adelício Lopes Santos, Chanceler do Bispado, fez a leitura do Decreto de Nomeação e Provisão de Reitor do Seminário Propedêutico Diocesano São João Paulo II, de acordo com o Canon 238 e 239; 260, 261 e 262, oficializando publicamente o nome do Padre Ramon Lima do Nascimento, como o novo Reitor deste Seminário, cujo termo, chancelado e assinado por Dom José Edson Santana Oliveira, Bispo da Diocese de Eunápolis, Costa do Descobrimento.


O Padre Ramon Lima do Nascimento, já empossado, fez a leitura do Termo de Compromisso, segundo o qual se comprometeu, diante do Bispo e da Igreja, assumir o Ofício de Reitor do Seminário, comprometendo-se, com grande diligência e fidelidade, desempenhar os ofícios a ele confiados, conservando a comunhão com a Igreja Católica. Fez também a sua profissão de fé, proclamando o Credo Niceno-constantinopolitano e reafirmando seu compromisso assumido nesse ato solene.


Ao final da Santa Missa Solene, foi feita a leitura da Ata da Posse Canônica, consolidando assim, esse momento especial vivenciado pela Diocese de Eunápolis, dando reabertura às atividades do Seminário Propedêutico São João Paulo II, que foi fundado no dia 11/02/2019, com o objetivo de acolher, formar e conceber novos Sacerdotes, Ministros ordenados para o serviço, sobretudo na Diocese de Eunápolis.


O Reitor Padre Ramon Lima do Nascimento, em suas palavras finais, expressou o grande alegria, agradeceu a todos os presentes, aos irmãos de Sacerdócio, às Religiosas, Paróquias presentes e amigos, mas em especial a Deus, pela oportunidade dada a ele para servir à Igreja, onde quer que ela esteja. Reforçou seu compromisso diante desta nova missão assumida, dirigiu-se também aos novos seminaristas, acolhidos neste momento, os jovens: Pedro Henrique e Karlindo Júnior. Apresentou também os novos professores do Seminário: Padre Walace Zanon, Padre José Raimundo, Padre Wagnei Lima, Padre Paulo Martins, Professor Valdeni e também o próprio Padre Ramon, além de uma psicóloga.


O Padre Ramon finalizou pedindo o apoio de todos, para juntos caminharem nesse período formativo dos seminaristas. Aos Padres se dirigiu dizendo que o Seminário é o coração da Diocese, e os Sacerdotes, as veias desse coração, sendo reflexo e imagem aos jovens aqui acolhidos. Afirmou também que a casa está de portas abertas para acolher a todos e pede orações para essa nova missão assumida.


Com a benção final de Dom José Edson Santana Oliveira, encerrou-se essa belíssima Celebração Solene de Posse Canônica, neste dia 11 de fevereiro, do ano de 2022, de Nosso Senhor Jesus Cristo.


Diocese de Eunápolis, Costa do Descobrimento

PASCOM - Pastoral da Comunicação



43 visualizações0 comentário