top of page

Festas de Nossa Senhora são reconhecidas como Patrimônio Cultural Imaterial em Porto Seguro



Por Pascom Diocesana - Toda a Diocese de Eunápolis se alegra e rende graças a Deus por mais algumas conquistas alcançadas. Desta vez veio em nome da Paróquia Nossa Senhora da Pena em Porto Seguro e Nossa Senhora D’Ajuda, no Arraial D’Ajuda (Porto Seguro).


A Prefeitura de Porto Seguro concedeu à Festa de Nossa Senhora da Pena, através da Lei Municipal nº 1739/22, e à Festa de nossa Senhora D’Ajuda pela Lei Municipal nº 1740/22), ambas de 16 de março de 2022, o Título de Patrimônio Cultural Imaterial do Município.


De acordo com o Artigo 2º da lei, os títulos se deram em razão da natureza intrínseca de preservação e desenvolvimento da cultura local, consideradas como patrimônios culturais, integrantes da identidade e da memória da sociedade porto-segurense, nos termos do artigo 215, §1º da Constituição Federal, aprovadas pela Câmara Municipal, sancionadas pelo Prefeito Jânio Natal Andrade Borges e divulgada no Diário Oficial da Prefeitura Municipal de Porto Seguro, na edição do dia 23 de março de 2022.


Estes tão esperados títulos muito alegra a comunidade, a Diocese de Eunápolis, e sobretudo os fiéis das duas Paróquias - Santuários, que muito lutaram por essa realização. Sendo assim, ganha a Igreja por esse reconhecimento, bem como todo o município de Porto Seguro, visto que a Festa dos dois Santuários, não só fortalece a fé e a devoção religiosa, mas também a identidade e memória cultural, e ainda recebe visitantes de diversas localidades.


Parabéns aos Devotos do Santuário de Nossa Senhora da Pena, (Frades Capuchinhos Franciscanos) e aos Devotos do Santuário de Nossa Senhora D’Ajuda, (Padres Redentoristas), por essa merecida conquista e reconhecimento.


Que a Virgem Maria, com os títulos de Nossa Senhora da Pena e Nossa Senhora D’Ajuda, continue intercedendo por todos, para que os projetos de evangelização destes Santuários, sejam sempre e cada vez mais fortalecidos.

Lei 1739-22 que declara patrimônio imaterial de porto seguro a festa de NS da Pena
.pdf
Download PDF • 709KB

Lei 1740-22 que declara patrimônio imaterial de porto seguro a festa de NS Dajuda
.pdf
Download PDF • 703KB

bottom of page