top of page
  • Foto do escritorPascom Diocese de Eunápolis -BA

De 13 a 22/05 : Festa de Santa Rita de Cássia em Eunápolis



Caríssimos fiéis devotos e devotas de Santa Rita de Cássia, este ano durante todo o novenário e festa de nossa padroeira, que acontecerá de 13 a 22 de maio, em unidade com a Igreja do Brasil que está vivendo o terceiro Ano Vocacional, refletiremos o tema “Com Santa Rita vivemos nossa vocação missionária, dom e graça de Deus” e o lema: “Corações ardentes, pés a caminho”. Enquanto a graça faz o coração arder, a Missão faz os pés estarem a caminho, em movimento. Entre o coração que arde ao escutar a Palavra do Ressuscitado e os pés que se colocam a caminho para anunciar o encontro com Cristo, temos a parada, o sentar-se à mesa, o pão repartido, a partilha, a comunhão, um gesto fundamental que faz os olhos se abrirem. (cf. Texto Base do 3º Ano Vocacional n.1).

.

Todos os fiéis devotos de Santa Rita, cristãos leigos e leigas, ministros ordenados, consagrados e consagradas são convidados a assumir sua vocação de povo de Deus que se coloca a caminho rumo a salvação. A vocação, desde o Concílio Vaticano II, é entendida como um chamado a todos e está diretamente ligada à consciência missionária, sendo ela uma resposta de amor que conduz à santidade. A Igreja, neste sentido, é continuadora da missão de Cristo e chamada à saída de si para o serviço do Reino. Cada um, conforme sua condição, seus dons, seu, ministério, é convidado a viver a santidade como resposta ao chamado que Deus faz. (cf. Texto Base do 3º Ano Vocacional n.24 e 26).

.

O Evangelho segundo Marcos descreve o chamado assim: “Jesus subiu à montanha e chamou os que ele mesmo quis; e foram até ele” (Mc 3,13). Chamou para quê? Chamou, em primeiro lugar, para estar com ele. O chamado de Jesus para segui-lo é um chamado pessoal. Um convite que consiste em deixar-nos conquistar por Ele, enamorar-nos de Jesus, identificar-nos com seu projeto de amor ao Pai e ao Reino. Para isso, Jesus chama, congrega e escolhe mulheres, homens, pessoas simples do povo, que desejam “permanecer com ele” e aprender dele o seu jeito de ser e de amar. Permanecer com Jesus é uma das dimensões importantes e profundas da vocação. (cf. Texto Base do 3º Ano Vocacional n.122).

.

Na dinâmica do chamado, somos convidados a redescobrir a beleza e a alegria de sermos cristãos e temos o desafio de “mostrar a capacidade da Igreja para promover e formar discípulos e missionários que respondam à vocação recebida e comuniquem por toda a parte, transbordando de gratidão e alegria, o dom do encontro com Jesus Cristo (...) para que Jesus Cristo seja encontrado, seguido, amado, adorado, anunciado e comunicado a todos” (DAp, n.14). Somos chamados a resplandecer no mundo a imagem de Cristo, o novo Adão (1Cor 15,45), a anunciar em todas as partes da terra, com o testemunho de nossa vida doada, que o Pai nos chama para participar de sua vida divina e de sua glória nos céus (DAp, n.129). Com esta peregrinação durante o período do novenário de Santa Rita de Cássia queremos convidar você para redescobrir o vosso chamado vocacional e fazer a experiência do encontro com Cristo ressuscitado como fizeram os discípulos de Emaús (Lc 24,13-35).


Pe. Adelício Lopes Santos

Pároco

 

PROGRAMAÇÃO:

Todos os dias haverá Santa Missa às 19h.

Logo após confraternização com as famílias


1ª Noite Sábado – 13 de maio às 19h

Tema: Maria, mãe e discipula missionária, modelo dos vocacionados.

Presidente: Pe. José Carlos Parmagnani

Pregador: Pe. Diego Oliveira Reis

Convidados: Paróquias São Pedro, Nossa Senhora Auxiliadora Homenageados: Poder Judiciário, advogados, Policia Militar, Policia Civil, Guarda Municipal, Ministério de música Acordes em Cristo, Grupo das mil Ave-Marias


2ª Noite – Domingo – 14 de maio às 19h

Tema: Vocação, resposta de amor ao chamado de Deus

Presidente: Pe. Ramom Lima do Nascimento

Pregador: Pe. José Ailton Assunção

Convidados: Paróquia Menino Jesus Homenageados: Mães, Seminaristas, Pastoral Vocacional, Liturgia, Coroinhas, Poder Executivo e Setor Administrativo Municipal.


3ª Noite – Segunda-feira - 15 de maio às 19h

Tema: Vocação sacerdotal: identificada a Cristo Bom Pastor

Presidente: Pe. Clodoaldo dos Santos

Pregador: Pe. Antônio Martins

Convidados: Paróquias Santa Edwiges, Sagrado Coração de Jesus; Com. Santa Clara.

Homenageados: Comerciantes, Movimento Sacerdotal Bom Pastor, Movimento do Terço dos Homens, Pastoral do Batismo.


4ª noite – Terça-feira- 16 de maio às 19h

Tema: Vocação a vida, nosso primeiro chamado de amor

Presidente: Pe Lucas Silva Oliveira

Pregador: Pe. Reinaldo Reis de Oliveira

Convidados: Paróquias: N. S. Aparecida (Eunápolis) e N.S. Aparecida (Itabela) Homenageados: Servidores da Saúde, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, agentes de saúde, Apostolado da Oração, Pastoral da Pessoa Idosa, MFC.


5ª Noite Quarta-feira 17 de maio às 19h

Tema: Vocação laical: transforma o mundo e a sociedade

Presidente: Pe Junio Ferreira

Pregador: Pe. Lucimar Santana Costa

Convidados: Paróquias: Santa Isabel e São João Batista (Itabela)

Homenageados: Servidores da Área de Educação, Diretores, professores, estudantes, coordenadores pedagógicos, Pastoral do Dizimo, Dizimistas, Renovação Carismática Católica.


6ª Noite – Quinta-feira – 18 de maio às 19h

Tema: Vocação religiosa e consagrada: uma entrega totalmente a Deus

Presidente: Pe. Vanderley Sebastião

Pregador: Pe Rafael Martins

Convidados: Paróquias São José (Eunápolis) e São José Operário (Itapebi)

Homenageados: Irmãs Missionarias Servas do Senhor, Religiosos, Consagrados, Ministros da Comunhão, Movimento dos Devotos de Sta Rita, Agricultores, Pecuaristas e Apicultores;


7ª Noite - Sexta-feira 19 de maio às 19h

Tema: Vocação matrimonial e familiar: uma casa de amor gratuito e generoso

Presidente: Pe. Wallace do Carmo Zanon

Pregador: Pe. Wagnei Lima da Silva

Convidados: Paróquias N.S. do Sagrado Coração, Santa Luzia

Homenageados: Poder Legislativo, Secretários, Autônomos, Pastoral Familiar, ECC, Casais, Ministério da Família RCC, Mães que oram pelos filhos.


8ª Noite Sábado 20 de maio às 19h

Tema: Catequista: vocação profética que ensina e fortalece a fé dos irmãos

Presidente: Pe. Humberto Daniel Bonfim

Pregador: Pe. Paulo Roberto

Convidados: Paróquias Nossa Senhora das Graças e Santo Antônio

Homenageados: Servidores da Construção Civil, engenheiros, arquitetos, pedreiros, serventes, mestres de obras, imobiliários, corretor de imóveis Pastoral da Catequese, Pastoral Juvenil e Pastoral da Acolhida.


9ª Noite Domingo 21 de maio às 19h

Tema: Vocação solidária e fraterna manifestada na partilha do pão

Presidente: Pe. Vanderlei Ferreira Lacerda

Pregador: Pe. Fr. Vandeí Santana Rocha, OFMcap

Convidados: Paróquias São Francisco, Imaculada Conceição e Comunidade São João Paulo II.

Homenageados: Servidores do Serviço Social, Assistente Social, Psicólogos, Pastorais Sociais, Caritas, Pastoral da Criança, Casa João Paulo II e P


DIA 22 DE MAIO – Segunda-feira - Festa de Santa Rita de Cássia

Tema: Vocação missionaria, dom e graça de Deus.

6h – Queima de fogos

7h – Missa para os devotos de Santa Rita de Cássia

18h – Procissão em louvor a Santa Rita de Cássia

19h - Missa Solene em honra a Santa Rita de Cássia

Homenageados: Todos os Devotos de Santa Rita, Benfeitores da Construção da Igreja e da Casa João Paulo II.


Com informações da Pascom Santa Rita de Cássia

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page