• Diocese de Eunápolis

Abertura do Sínodo 2021-2023 na Diocese de Eunápolis -BA


Benção de envio aos membros da Comissão Diocesana


Aconteceu na manhã do dia 12 de outubro, a Celebração Solene em Ação de Graças pelo 25° aniversário da Passe Canônica de Dom José Edson Santana Oliveira, como primeiro Bispo da Diocese de Eunápolis, marcando o encerramento das comemorações do Ano Jubilar. Na oportunidade, aconteceu também a Abertura do Sínodo dos Bispos 2021-2023 na Diocese, conforme solicitado pelo Papa Francisco e em comunhão com toda a Igreja.


A celebração foi presidida por Dom José Edson e acompanhada com muita devoção, por todo o Clero Diocesano, religiosos, religiosas e fiéis que compareceram a Catedral Diocesana Nossa Senhora Auxiliadora ou acompanharam pela transmissão que ocorreu nas redes sociais da Diocese, tendo também uma ótima participação remota de muitos irmãos e irmãs que se uniram em oração por este momento histórico da Diocese.


Dom José Edson em sua homilia, onde expressou estar muito grato a Deus pelo momento, além de fazer memória ao longo de sua fala sobre alguns momentos vivenciados na jornada de instalação dessa Diocese.


Nessa celebração foi feita apresentação e envio da Comissão responsável pela condução dos trabalhos do Sínodo 2021 - 2023, que trabalhará em comunhão com todas as paróquias, institutos, comunidades da Diocese de Eunápolis. A mesma é composta pelos Padres: Ramon Lima (coordenador diocesano para o Sínodo), Diego Reis e Danilo Maciel (assessores nessa etapa do processo).


Dom José Edson ainda destacou em sua homilia: "Que o Processo Sinodal é uma dinâmica da alegria, dinâmica de caminhar nos caminhos do Senhor. Somos a Igreja que caminha. A Igreja se abre em Sínodo para escutar a todos. Para sermos cada vez mais sinais visíveis de Jesus no mundo.


E continuou: "Queremos e devemos ser para humanidade um motivo de esperança. Queremos Irradiar a partir do anúncio da Boa Notícia Jesus Cristo que veio para que todos tenham vida, e a tenham a abundância (cf. Jo 10, 10)"


Em comunhão com o Santo Padre o Papa Francisco vivemos um momento de "Partilha e Reflexão. A sinodalidade nos recordará o modo de agir, interagir, se relacionar internamente e externamente da Igreja". O responsável pelo processo de consulta destacou algumas questões que podemos nos questionar: "Como ser Igreja em cada realidade? Como caminhar? Como nos veem? Como somos? Como ser uma Igreja mais sinodal? Somos uma instituição à caminho e este caminhar requer de cada um de nós o saber dialogar sem perder a nossa identidade". Afirmou o Padre Ramon Lima, coordenador do processo sinodal na Diocese de Eunápolis.


Como meio de tirar dúvidas e dar sugestões sobre o processo Sinodal na Diocese de Eunápolis - BA foi criado um e-mail de contato: sinododosbisposeunapolis@gmail.com




192 visualizações0 comentário