top of page
  • Foto do escritorPascom Diocese de Eunápolis -BA

28 anos de fundação: Parabéns Diocese de Eunápolis



MENSAGEM DO BISPO DIOCESANO DE EUNÁPOLIS

POR OCASIÃO DO 28º ANO DA CRIAÇÃO DA DIOCESE DE EUNÁPOLIS – BAHIA


Este ano da oração proporciona o ambiente ideal para celebrarmos os 28 anos de criação da nossa Diocese. De fato, nossa jornada até aqui foi sustentada pela oração, pela escuta atenta da Palavra e pelo encontro entre irmãos celebrando a Eucaristia, partilhando a experiência de Cristo.


Como Diocese, fomos criadas pelo Papa São João Paulo II em 12 de junho de 1996, por meio da Bula Apostolicum Munus. No mesmo ato, o Santo Padre me nomeou Bispo Diocesano de Eunápolis para conduzir o Povo de Deus como seu pastor, caminhar com o clero como servidor e confirmar a todos na fé. Hoje, ao revivermos esta história, lembramos os desafios iniciais, sem esquecer que começamos sem nada e hoje temos o suficiente para viver como Igreja Particular e testemunhar com renovado ardor missionário que temos o que precisamos para corresponder ao chamado de Deus.


Inspirados na motivação do Apóstolo Paulo (cf. Hb 10:23-25), caminhemos na esperança porque Deus é fiel à Sua promessa. Oremos uns pelos outros e vivamos a alegria de ser uma comunidade de amor e de fé. Os fiéis, as religiosas, os religiosos, os padres e todas as pessoas de boa vontade que nos ajudaram a construir esta “casa comum” estão sempre presentes em nossas orações (cf. 1Cor 9:19-23).


Ambientados pelo diálogo que, como família, nos permite experienciar esta caminhada como Igreja Sinodal, das montanhas de Guaratinga às margens do Jequitinhonha em Belmonte; dos pés do Monte Pascoal às verdes pastagens de Itapebi, somos uma Igreja forte e completa, cheia de grandes riquezas, dons e talentos. Mais que isso, somos nutridos diuturnamente pela Mesa da Palavra e da Eucaristia.


Somos alegres, sentimo-nos seguros e nos orgulhamos de nossa história, pois sabemos de onde viemos e o que conseguimos alcançar em tudo o que nos propusemos ser e fazer. Que Deus inspire com sabedoria e graça cada um de nossos padres, para que continuem zelando com dedicação pastoral pelo nosso maior bem: o Povo de Deus.


Agradecemos ao Senhor por termos conseguido levar adiante, nesses 28 anos, o projeto de Deus para nós, sem reclamar, desistir ou duvidar. Que a Providência Divina nos socorra conforme o que merecermos. Continuamos confiando a Nossa Senhora Auxiliadora tudo o que somos e tudo o que temos. Que venham mais 22 anos para celebrarmos juntos mais um jubileu.


A todos, a bênção de Deus e a proteção de Maria, nossa Mãe.


Valencia, Espanha, 12 de junho de 2024,

 

Dom José Edson Santana Oliveira

 Bispo Diocesano de Eunápolis





Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page