Animação Vocacional

BRASÃO

No Brasão do Seminário Diocesano São João Paulo II da Diocese de Eunápolis-BA, Costa do Descobrimento do Brasil, figuram três elementos da Heráldica Eclesiástica: a Cruz (chamada cruz hastil), o escudo e o listel (faixa que circunda o Brasão). Por causa da Padroeira Diocesana figura ainda, um quarto elemento: uma coroa real imperando sobre o brasão e abaixo da cruz.

A CRUZ HASTIL: Lembra a Cruz processional que precede as procissões da Igreja. O seguimento de Nosso Senhor Jesus Cristo é que direciona e guia a Paróquia. Feita em jalde (ouro), quer simbolizar a realeza e o poder de Cristo.

A COROA: De jalde (ouro) cravejada de pedras em goles (vermelho), imperando no brasão como timbre simboliza a coroa de Nossa Senhora Auxiliadora. Maria é Rainha por causa da realeza de seu Filho Jesus Cristo Rei do Universo e dos corações dos homens.

ESCUDO: Em formato oval e emoldurado por uma cartela recortada de jalde (ouro), o escudo é dimidiado pelos brasões da Diocese e do Santo Padroeiro. À destra surge um campo de goles (vermelho) carregado em chefe de uma estrela de argento (prata) com seis raios simbolizando Maria a “Stella Matutina” – Estrela da Nova Evangelização. Esta é acompanhada de duas cruzes dispostas em faixa e uma cruz situada no centro de um mantel de blau (azul) perfilado de prata. Consoante o Título Marial, as cruzes aludem aos cristãos que têm o Auxílio de Nossa Senhora, tanto na vida espiritual como na vida temporal, inquestionável para a Salvação das suas almas.

Por isso, as cruzes estão sobre as duas cores e são trinas em alusão à Santíssima Trindade. Aludem também, as três caravelas do descobrimento do Brasil: Santa Maria, Pinta e Nina, trazendo os primeiros Evangelizadores. À sinistra, há um campo de blau (azul), com uma cruz latina de jalde (ouro) partida ao centro, acompanhada de uma letra M do mesmo, no cantão sinistro da ponta. O campo de blau representa o firmamento celeste e ainda o manto de Nossa Senhora. A cruz de jalde (ouro) é o instrumento da salvação de todos os homens e representa Jesus Cristo. A letra M em jalde (ouro) representa a Virgem Maria, que é a principal intercessora do gênero humano, e esteve todo o tempo junto à cruz de seu Filho (João 19, 25-27).

O LISTEL: Em argento (branco), perfilado de jalde (ouro) e circulando todo o escudo, traz em sable (preto) a identificação literal do Seminário e da Diocese.

Animador Vocacional

DIÁCONO JOSÉ.png